​NOTÍCIAS & EVENTOS

I Feijoada Dançante

27 de agosto de 2017

Aconteceu um típico evento familiar no domingo dia 27 de agosto as 12 hora em nossa sede. A I Feijoada Dançante, um encontro da família Siqueira Campos para um bom bater papo, confraternizar, ouvir boa música e colocar os assuntos em dia. O repertório de bom gosto foi elaborado pela Chefe Barbara Kayo. A saborosa feijoada ficou por conta do simpático casal Robson e Cláudia da "Doce Delícia" (Tel.: 96822-1982). Os lobinhos não ficaram esquecidos, teve vídeo game e um pequeno torneio proporcionando a conquista de etapa da especialidade de vídeo game, além de piscina de bolas e pula pula (cama elástica) para distrair os jovens enquanto os pais e responsáveis saboreavam a feijoada e curtiam uma boa musica.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Trilha Pico da Tijuca
Trilha Pico da Tijuca
Pico da Tijuca - Tropa Sênior 

12 de agosto de 2017

O pico da Tijuca foi o alvo de Sêniores e Guias no dia 12 de agosto. Com 1022 m de altitude, e situado no Parque Nacional da Tijuca, a tropa também passou pela cachoeira das almas e atividade durou o dia inteira com bastante contato com a natureza, jogos e superação. A informação desanimadora de tempo nublado com a privação de uma visão fantástica que o pico poderia proporcionar, de quase todo o Rio de Janeiro, não aplacou a determinação da Tropa Sênior Luizão da Montanha. Ao final da atividade, levamos de volta para casa somente aprendizado, boas lembranças e fotografias. Deixamos lá, somente gratidão.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Festa Junina 11º GE
Festa Junina - Arraiá 11ºGE - 2017

29 de Julho de 2017

Nossa festa Junina anual aconteceu no dia 29 de julho de 2017. Ela foi organizada pela mobilização de todo o grupo: jovens, escotistas e pais. Os pais pelas generosas doações de alimentos e prendas; os jovens pela montagem, e administração das barracas; e os escotistas pela organização do evento. Foi uma festa bastante animada com muita comida, música boa, jogos, bazar e nossa quadrilha (que é sempre muito divertida e engraçada). Esse evento anual é o encontro perfeito para todos que de alguma forma participam do movimento escoteiro, parentes e amigos. É a pura vivência da fraternidade escoteira, que nos proporciona momentos felizes ao lado de pessoas que compartilham do mesmo ideal. Recebemos a visita de alguns associados do … GEº e … GEº, que vieram nos prestigiar nesse momento tão importante. Momentos como este, tão cheios de sorrisos, abraços, e aqueles fortes apertos de canhota são guardados na memória com muito carinho, nos fazendo esperar pela próxima festa. Que venha o Arraiá de 2018.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Bivaque de Chefia - 2017

15 e 16 de Julho de 2017

Sem conexão wi-fi, sem celular, sem energia elétrica, no meio da mata, em uma clareira bem próxima de uma cachoeira, temperatura de 17° e uma sensação térmica de 10° na cachoeira … alguns Chefes Escoteiros … desafios e aprendizado … privados de todo e qualquer o conforto da civilização moderna... Esses foram os ingredientes do Bivaque da Chefia do 11º Grupo Escoteiro Siqueira Campos no mata de Santo Aleixo - Magé nos dias 15 e 16 de Julho de 2017. Os 09 escotistas que participaram do evento vivenciaram atividades extremamente técnicas de vida mateira em um ambiente inteiramente selvagem. Pão-a-caçadora, batata recheada com linguiça calabresa, ovo ou goiabada fizeram parte do cardápio dos nossos guerreiros da mata. E com todas as dificuldades que um ambiente de mata pode proporcionar, a atmosfera de amizade e camaradagem foi a tônica de toda a atividade, tornando assim o Bivaque da Chefia mais um evento em família.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Bivaque de Chefia
Bivaque
MutEco - Multirão Nacional Escoeiro de Ação Escológica
MutEco 2017comunitário

26º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

24 de Junho de 2017

Nosso MutEco foi realizado em conjunto do 45º Grupo Escoteiro, em Olaria na Praça Belmonte. A expressão “desenvolvimento sustentável” é, geralmente, definida como o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Mas, para isso precisamos formar

uma juventude capaz de suprir suas próprias necessidades, sem comprometer as gerações que vão sucedê-las, e assim por diante, indefinidamente.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Scout Field Day

Atividade Distrital de Rádio Amador

10 e 11 de Junho de 2017

 

Atividade realizada pelo Distrito Leopoldina. Os Grupos Escoteiros 11º, 16º, 45º, 86º e 101º(Convidado) dividiram-se em equipes. As Equipes instalaram estações de rádios em suas bases sob o pano de fundo (simulação) de uma catástrofe e ocasionado uma calamidades publica, onde todas comunicações haviam sido interrompidas. E além da instalação das antenas das estações de rádio, das construções das pionerias de campo (Toldos, mesas, etc), os jovens se revezaram em turnos durante o dia e a noite operando a estação de rádio dando apoio e suporte as equipes de resgates. A atividade proporcionou aos jovens uma experiência única na operação de rádio amadorismo e possibilitando a conquista das etapas da especialidade de Radioamadorismo.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Scout Field Day - Atividade Distrital de Rádio Amador
11 GE no Scout Field Day 2017
CI - Curso Informativo para Pais e Responsáveis
C.I. - Curso Informativo

03 de Junho de 2017

 

Foi realizado no dia 03 de junho o primeiro Curso Informativo para Pais e Responsáveis.

Este curso teve como objetivos: informar e atualizar os responsáveis dos jovens, sobre o Movimento Escoteiro, sobre os seus direitos e deveres, criar um ambiente de maior comprometimento com o G.E. e de entrosamento com dos Escotistas, captar adulta voluntários (novos Chefes) e capacitar futuros Escotistas que irão participar do CP - Curso Preliminar ministrado pela UEB. O curso se encerrou com os objetivos cumprido, foi uma ótima tarde de esclarecimento e jogos escoteiros, resultando numa confraternização entre os pais e escotista / dirigentes do G.E.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Grande Jogo Regional Escoteiro

07 de Maio de 2017

 

No dia 07/05 ocorreu o Grande Jogo, evento que ocorre todos os anos no estado do RJ. Todas as seções participam com atividades específicas para cada ramo, o 11°G.E. levou todas as seções e teve como destaque o padrão OUTRO do Clã Fenix !

A atividades segue a mesma organização para todos, é um sistema de bases, em que em cada base há uma tarefa diferente. As Alcateias participam em atividades lúdicas.

A Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro, seguem numa linha mais competitiva, em que as patrulhas ou clãs planejam sua próprias estratégias na tentativa de ganhar mais pontos e ganhar uma melhor colocação.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial

Grande Jogo Escoteiro 2017
Acampamento Game of Thrones
Rapel Tropa Guia Lohana
Acampamento de Grupo

Game Scout Thrones

29, 30 de Abril e 01 de Maio de 2017

 

O acampamento anual de grupo aconteceu nos dias 29, 30 de Abril e 01 de Maio de 2017 no “Sítio do Tchê”, em Petrópolis. Os acampamentos são a melhor forma de colocar em prática toda a parte técnica que aprendemos na sede, e visa desenvolver nos jovens a liderança, o altruísmo, responsabilidade e fortalecer os laços de amizade entre os jovens. Todas as sessões estavam presentes: Alcatéia, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro. Entre as atividades mais marcantes, podemos citar a Pista de Obstáculos percorrida pelos jovens da Alcateia e Tropa Sênior; comida mateira feita por todas as sessões; pescaria com varas feitas pelos próprios jovens; rapel; atividade de primeiros socorros para a tropa escoteira; banho de cachoeira; jogo diurno Scout Game of Thrones, em que todos os jovens se tornaram por uma manhã guerreiros defendendo seus reinos, e protegendo-se dos vagantes brancos; e não poderíamos deixar de falar do Fogo de Conselho, realizado sempre na última noite de acampamento. Foi muito emocionante estar ao pé do fogo mais uma vez com nossa segunda família, confraternizando desse momento tão místico, em que todas as sessões apresentam suas esquetes (mini teatros), canções e palmas sob as estrelas.

Voltar ao Topo          Voltar a Página Inicial