Baixar Especialidades

ESCOTISMO

Robert Baden Powell, o idealizador do Escotismo, dizia:
As duas principais formas de aprendizado são:

· Pela Educação: isto é, cativando o jovem e inspirando nele a vontade e o interesse de aprender por si próprio. 
· Pela Instrução: isto é, obrigando o jovem a estudar e "martelando" nele os conhecimentos a adquirir.

No Movimento Escoteiro usamos a primeira.

O Escotismo é um movimento educativo mundial, e o seu programa estimula o jovem a "fazer coisas interessantes", a ser responsável e a tomar decisões de forma progressiva, de acordo com a sua idade.

Sua pedagogia lança mão de atividades em equipe, que compreendem jogos educativos, excursões e acampamentos junto à natureza.
Robert Stenphenson Smyth Baden Powell
Tendo a natureza como o principal cenário para suas atividades, os escoteiros aprendem diversas técnicas:

* Para se abrigar e proteger. 
* Preparar seu alimento. 
* Orientar-se por mapas. 
* Construir utensílios.

Aprendem também noções importantes para sua segurança como:

* Meteorologia. 
* Cuidados com a saúde. 
* Primeiros socorros. 
* Comunicação à distância.


Estas técnicas constituem um saudável treino para a autonomia e, acrescidas aos jogos e divertimentos, são ingredientes que tornam as atividades gratificantes e proveitosas.
Tudo no Escotismo tem um significado ou uma finalidade prática. Esta característica é fundamental para despertar a motivação dos jovens para a ação, que leva ao aprendizado.

A principal meta do programa escoteiro é um jovem feliz. 

Chegada do Escotismo no Brasil
Escouraçado Minas Gerais

Em 1907, ano que o movimento escoteiro (Scouting for Boys) havia sido fundado, muitos Oficiais e Praças da Marinha Brasileira estavam na Inglaterra e vários se impressionaram com esse novo método de educação complementar que Baden Powell havia idealizado. Entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que ingressou seu filho, Aurélio, em um Grupo Escoteiro local sendo assim o primeiro escoteiro brasileiro.

O escotismo foi introduzido no Brasil em 1910, por intermédio desses marinheiros e oficiais de nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil. No dia 14 de junho do mesmo ano, na casa número 13 da Rua do Chichorro no Catumbi, Rio de Janeiro, reuniram-se, formalmente, todos interessados pelo escotismo e embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil. Naquele local foi oficialmente fundado o Centro de boys Scouts do Brasil.